Mundo contemporâneo: banalização ou popularização da fotografia?

Tese e antítese se intercalam e movimentam o mundo em praticamente todas as áreas... da sociologia à arte, da biologia à economia. Acompanhar o entrelaçamento entre as idéias de Peter Emerson, sua preocupação ética e de fidelidade ao naturalismo, as preocupações artísticas e pequenas inovações introduzidas por Robinson, às explorações técnicas e revolucionárias de Man Ray... coloca-nos diante de um momento de riqueza e escassez, atual.
O valor que cada uma dessas visões e explorações nos traz... a consciência artística e criativa que esses fotógrafos nos legam, nos incita ao processo ao mesmo tempo artístico e criativo - sem limites - permitindo uma fusão entre o naturalismo e a criação, bastante explorada nas obras de Cindy Sherman.
Diante da popularização das "cybershots"... onde o registro e o cotidiano se tornam comuns, e as imagens se tornam quase "descartáveis", em suas exposições nas redes sociais e a facilidade de retoque, criação e composições através de softwares, o processo artístico e as preocupações dos fotógrafos parecem distantes, como se não tivessem sido impulsionadores desse processo atual. Como disse um amigo certa vez, referindo-se à contribuição de Geoges Méliès para o cinema - sem ele, o cinema talvez fosse nada muito diferente dos vídeos de aniversário da vizinha...
Da mesma forma, para a fotografia, é a imensa contribuição dos pioneiros na fotografia, e em particular Man Ray.
Enquanto alguns ainda se preocupam com a "banalização" da fotografia... vejo que isso é pouco provável - o que acontece é uma popularização... e a população em geral, historicamente pouco esteve ligada à ARTE, seja uma ópera ou à compreensão de uma obra artística visual. Seja restrita aos museus ou gratuita e disponível através de filmes ou internet... a ARTE, sua expressão, manifestação social política e filosofia... depende sempre de quem está interessado em ultrapassar a visão superficial da sociedade vigente.
por Sérgio Roberto de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário